Pistola Caracal

Extraído da nossa comunidade no Orkut


O tópico original sobre a pistola Caracal, construída nos Emirados Árabes Unidos, está vazio e não sobe nem "dando up".

É assim que, depois de anos de postagens, a gente continua com um fórum reduzido [no Orkut]. Vá lá que dois perfis meus foram deletados, em períodos diferentes, com denúncias de anti-armas antidemocráticos, vencidos nas urnas, mas não na sua capacidade de violência... Ainda assim, acho que muita propriedade intelectual nossa "some" deste sítio por conta dos bugs do sistema.

 

§

 

A Caracal é uma pistola semiautomática com armação em polímero lançada em 2007. O desenho é de autoria do projetista austríaco, atirador esportivo e ex-policial Wilhelm Bubits, autor também do projeto da pistola Steyr M9.

Os designs de Bubits primam pela ergonomia e têm sido, por conta disto, considerados revolucionários. Assim, o cabo da Caracal tem uma inclinação acentuada que reduz a experiência do recuo.



A pistola leva tecla de segurança sobre o gatilho, indicador visual e táctil de cão engatilhado na culatra, mira em fibra ótica e ranhuras no cabo para maior aderência. O nome Caracal significa: lince.

A arma é construída, atualmente [em 2010], em três versões, Caracal F ("full size"), Caracal C (compacta) e Caracal SC (sub-compacta), cada qual com opção nos calibres 9mm PARA, .40 SW, .357 Sig e 9x21mm IMI.

 §

 

Quando postei pela primeira vez sobre essa arma, em 2008, e acredito que ninguém tenha postado nada sobre ela na internet em língua portuguesa antes disso, acabei por concluir que se tratava de uma "petro-HK", já que foram empregados técnicos alemães na concepção da arma e o protótipo, inclusive, foi testado no Federal German Armed Forces Testing House WTD 91, em Meppen, na Alemanha.


A Caracal International, sediada nos EAU, promoveu demonstrações da arma em diversos países em 2009, inclusive, na Itália:






Para baixar ou ler online uma brochura feita pela fabricante com mais detalhes sobre a arma, pesquise na web: Mago Invisível Caracal Pistol, sem aspas.

 

§

Diálogo na comunidade.

Uma Glock melhorada. Ou, olhando melhor, a Caracal me parece ser uma "mistura híbrida" (como dizem no programa Casseta & Planeta) da Glock com a Steyr M-A1. Creio que a Caracal possa ter chegado próxima da perfeição em matéria de pistola, disse no tópico da comunidade o agente federal André, vulgo “Mr.”.

Uma Glock "melhorada"
foi, provavelmente, uma crítica melhor que a minha, respondi. De memória, acho que a pistola tem as peças de metal teneferizadas, sim... [Falava-se menos que hoje em acabamento Teniferizado, até então]. E o sistema de segurança é, em linhas gerais, o "safety action", não é? Como essas duas coisas são a espinha dorsal da Glock, que é tão austríaca quanto o Bubits, dá para desconfiar que existam outros elementos em comum ainda.

O gatilho deve ser similar também:

Specifications:
Slide Length: 167 mm
Barrel Length: 90 mm
Height: 122 mm
Width: 28 mm
Weight: 700 grams (24.69 oz)
Caliber: 9×19 NATO /9×21mm/.357 SIG/.40 S&W
Magazine capacity: 15/15/13/13
Grip Frame: Synthetic
Trigger System: Double Action
Trigger weight(Constant): 2.2 kg
trigger Travel (Constant): 8 millimeters (mm)
Safety Devices :Trigger, Drop and Firing Pin: 3
Cocking Indicator: 1
Magazine Catch: Ambidextrous

Eu não me arriscaria a usar a expressão "Glock melhorada" para definir coisa alguma que a indústria possa fabricar, mas você, como usauário sênior, dizendo isso, a gente sempre pode repetir... Por isso que eu adoro esta comunidade.


§

TENIFER E TENOX


As pistoslas são teniferizadas, nitrocarnonetizadas, — termo que dá conta de dois processos, Tenifer e tenox —, ou, ainda, ferrítico-nitrocarbonetizadas e oxinitrocarbonetizadas.

Os processos Tenifer e tenox são o que garante à Glock sua fama de virtualmente indestrutível por meio de corrosão. Com peças metálicas nitrocarbonetizadas e as demais em polímero, a pistola austríaca é uma arma bastante rústica.

O Tenifer é um processo químico de endurecimento do aço que consiste no banho das peças em nitreto a uma temperatura de 500 graus Celsius. Após o processo Tenifer (nitrocarbonetação ferrítica), as peças passariam pelo processo Tenox, sendo polidas e oxidadas em banho oxidante. O processo Tenox (ou oxinitrocarbonetação) garantiria às peças já endurecidas pelo banho Tenifer menor rugosidade superficial e maior resistência à corrosão, além de um bom acabamento.

 

§


Apenas por curiosidade e para constextualizar melhor esse projeto, os EAU são um país que, por exemplo, constrói ilhas artificiais que são, concomitantemente, geóglifos com formatos espantosos de folhas de palma e, inclusive, um arquipélago artificial particular na bela cidade, ou Emirado de Dubai, às margens do Golfo Pérsico, para especulação imobiliária.

O casal de atores estadunidenses Brad Pitt e Angelina Jolie, o cantor britânico Rod Stwart e o mega-empresário, também inglês, Sir Richard Branson entre outras celebridades já compraram algumas dessas ilhas artificiais em Dubai.

Vista aérea do litoral de Dubai em que se vêem ilhas artificiais, inclusive as Palm Islands.




A Caracal é, pois, a pistola semiautomática que talvez venha a ser adotada pela polícia que irá garantir a segurança, por exemplo, dos concidadãos das ilhas mencionadas.

Comenta-se, outrossim [em 2010], que uma agência italiana inominada também adotou a pistola.

 

Igor Buys; 20 de julho de 2012