O revólver Taurus Judge é uma arma incomum que soa versátil e imponente, mas poucos sabem o que fazer com essa vesatilidade tática.

Pensei no “jogo” que se segue, após ter visto, através de vídeos, o grande mestre da arte marcial russa Systema Vladimir Vasiliev empregar a tática de dar rolamento para trás e ir para o chão com a sua arma, mantendo a empunhadura dupla, a fim de se livrar de dois agressores com armas brancas que se acercavam dele. E, quando mencionei o expediente por alto pela primeira vez, em uma comunidade do Orkut, o nosso amigo agente federal "Mr." apareceu para comentar que já havia praticado o tiro com as costas apoiadas sobre o solo, durante o seu treinamento na Polícia Rodoviária Federal "Mr." foi da PRF antes de entrar para a PF.

O chumbo 3T para defesa tem defensores há muito tempo, mas há também quem o contra-indique com propriedade em razão do baixo poder de parada (“stopping power”) observado. Entrementes, o potencial de parar de uma munição pode ser entendido de forma mais ampla que apenas em relação aos efeitos dinâmicos, ou temporários, do disparo. Tiros de chumbo 3T que atinjam frontes têm uma grande probabilidade de perfurar olhos, incapacitando de pronto, e é muito fácil acertar, a distâncias defensivas típicas, a fronte de um agressor armado com esse tipo de munição.

Destarte, o nosso pequeno “caminho”, realmente muito simples, começa, com a utilização da munição de .36 ga chumbo 3T nas duas primeiras câmaras ou em todo o tambor, sendo que policiais têm licença para utilizar, facultativamente, o .44-40 Win, calibre com excelente poder de parada, nas três últimas câmaras.

Quando o agressor esteja muito próximo, exibindo arma branca ou de fogo e, não atenda ao comando para se imobilizar e largar a arma, em se observando, por exemplo, que está sob efeito de alucinógenos, este pode ser alvejado na fronte como última medida, devendo o legítimo defendente, em seguida ao disparo ou disparos, rolar para trás, de modo a sair da linha de tiro ou do alcance da faca do alvejado. O Judge com cano de alma lisa, por apresentar recuo reduzido, permite a utilização de uma seqüência de dois tiros rápidos, quase um “double tap”, contra a fronte do agressor antes da evasão, mesmo que se tenha uma munição de projéteis múltiplos e outra de projétil singular na câmara da vez e na seguinte. Ao rolar para trás, prepare-se a guarda com as pernas para parar uma possível investida às cegas por parte do agressor alvejado; se este vier direto para a guarda, será o momento de se o travar, pondo um “ganchinho” na sua virilha, e o derrubar –- ou "raspar" –- puxando o seu calcanhar. Pode-se, então, partir para a montada, de modo a imobilizá-lo, ou deixar um agressor que ainda esteja com a faca nas mãos cair sozinho para o render. Observe-se que aqui se tem inúmeras opções: por exemplo, um agressor difícil de "raspar", mesmo depois de alvejado na fronte, pode ser facilmente atingido na sua genitália com um pisão de baixo para cima antes de ser derrubado, ou mesmo alvejado novamente, e, desta vez, à queima-roupa, sobre o joelho.


Igor Buys, 25 de julho de 2010. Texto escrito, originariamente, para a comunidade Armas de Fogo, do Orkut.




O belo Taurus "Raging Judge Ultra-Lite",
de sete câmaras, lançado no SHOT Show 2010: